Mestre vs Player

Eu acho que este é um dos assuntos mais discutidos em qualquer mesa de rpg nova: Mestre vs Jogador, algo que gera certa "polêmica" no RPG para jogadores novos ou mesmo para jogadores mais velhos, falarei um pouco sobre este assunto, até por experiência própria, afinal isto é um problema que transcendem os mundos de jogo, e os sistemas de RPG, mais é um assunto sempre interessante.

O mestre da mesa, o dono do mundo (ou nem sempre)

Por mais que seja definido que o mestre é um jogador como os outros, porém ele é o cara quem vai montar a diversão, muitos jogadores insistem em ver o mestre como "O Adversário a ser batido".

Mais como assim tio Bardo? *exclama o jovem a esquerda*

Eu lhe respondo! Muitos jogadores acreditam piamente que podem montar seus chars escondidos, comprar os itens mais poderosos, as vantagens mais fodásticas escondidos do mestre e depois vencer ele, e isto acaba criando um clima chato na mesa, afinal o jogador cria certa "rivalidade", onde o jogador perde horas e horas discutindo regras de livro com o mestre, por que o mestre não usou "aquela regra do livro" em vez de usar a regra "cabível ao mundo dele ou a ele", com isso, se cria discussões épicas, intermináveis, e um clima chato na mesa, pois afinal, como a gente sempre vê: Não há vencedor ou perdedor em uma mesa, há situações comuns a heróis e vilões.

Como acordar o Jogador? *pergunta o rapaz da esquerda*

Eu lhe direi agora, mais não se decepcione. Não há metodo eficaz, tudo dependerá do próprio jogador fazer isto.

Primeiro, você pode matar o personagem dele e mostrar "quem manda", mais não resolve, você tem o poder para isto, o próprio livro o da, simplesmente você pode tacar um piano, uma bigorna, ou fazer ele ser abduzido por aliens sem direito a teste, ou um teste com penalidade Alta, porém esta tática vai causar mais brigas e talvez este jogador detone sua mesa.

Há outra tática eficaz, usar tudo que ele usa contra você contra ele, porém, você deve tomar cuidado, afinal nem todos os jogadores são Power Gamers, seja cuidadoso e meticuloso para não matar os outros players, calcule bem, fique esperto, você pode mostrar ao player desta forma que sempre existe alguém mais forte, porém isto pode ser um jogo eterno de gato e rato.

Agora a suprema tática eficaz: Mostre quem é o mestre, explique a ele sua função, tente mostrar ao cara que não há rivalidade na mesa, que quem ele deve vencer são seus NPC's, e não sua pessoa.

Agora fique esperto com uma coisa, este tipo de jogador tende a destruir mesas, pois ele não está habituado a perder, então ele chorará, falará mimimimimimimi, e mais mimimimimimi, então use aquela regra: os encomodados que se mudem, e que fique quem quer divertir-se.

Espero ter ajudado em algo com minha pouca experiência como mestre de rpg! Em breve trarei mais artigos inuteis

Comentários